Institucional

A UMES – Torres é a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Torres, entidade que representa cerca de 5 mil estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos livres da cidade de Torres. A umes tem como razão de ser a defesa dos interesses dos estudantes. Ensino público gratuito, melhoria da qualidade de ensino, democracia e soberania nacional são suas bandeiras permanentes. A Diretoria da umes é eleita a cada dois anos, para desenvolver a mobilização estudantil, a umes atua em conjunto com os Grêmios Estudantis - entidades representativas dos estudantes de cada escola. Filiada a UGES (União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas) e com parcerias governamentais, a umes procura sempre aprimorar seus trabalhos com as escolas e estudantes das diversas redes de ensino torrense.

 

Com pouco mais de um ano de fundação, a UMES – Torres já tem marcado a história do movimento estudantil na cidade de Torres e no estado do Rio Grande do Sul. Neste curto tempo de criação, a umes conseguiu lutar pela criação de Escola Técnica no Litoral Norte, lutou pelo direito da manifestação estudantil em seu município, foi à entidade estudantil municipal interiorana que mais se envolveu nas atividades da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), teve representação em congressos e em votações de projetos que envolvem a educação, encontro com o Secretário de Educação José Clovis de Azevedo, com o Governador Tarso Genro, participação no Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em São Paulo e Brasília, dentre outras atividades como participar com um número significativo de estudantes torrenses no Congresso da UGES em novembro de 2011, onde pela primeira vez foi eleito um estudante do Litoral Norte a participar da diretoria executiva da UGES. Dentre inúmeras reuniões pela busca de projetos e atividades para os estudantes torrenses, a umes também vem provando sua importância participando de fóruns, seminários e palestras municipais, estaduais e nacionais com diversos temas e sempre marcando o ponto de vista da classe estudantil.

 

Em 2012, a UMES – Torres concluiu seu objetivo como Comissão Provisória terminando a Campanha “Tenha um Grêmio Estudantil na Sua Escola”; com grande esforço regularizou sua situação burocrática conseguindo Registro Publico; realizou o “Concurso Logotipo” elegendo o logo da entidade; participou e fez protestos pela melhoria na educação e investimento nos esportes e cultura, além de causas sócias em geral; realizou a “Campanha de Criação da Carteirinha de Estudante” em Torres; Lançou o Projeto CPC (Centro Popular de Cultura); participou das eleições municipais colocando no Plano de Governo Atual as atividades em conjunto a esta entidade e com os Grêmios Estudantis, além da criação de uma sede e espaço de lazer para o jovem; além de sempre estar em sintonia com a juventude das escolas da cidade.

 

Neste ano, após reinicio das aulas, estaremos realizando nosso termino de mandato como comissão, sendo assim faremos nosso Primeiro Congresso Municipal dos Estudantes de Torres, que delegará aos estudantes a função de eleger as novas bandeiras e metas da umes de 2013 até 2015, além de escolher a nova Diretoria Executiva, que será a primeira a ser eleita em congresso oficial.

 

Sendo assim, convidamos a todos os estudantes, jovens e/ou colaboradores que queiram ajudar a construir uma nova história para nossa cidade, mostrar e conscientizar nossos colegas do potencial que a massa estudantil possui em qualquer lugar e, desta forma, quem sabe, criar novas lideranças estudantis e no futuro, lideranças políticas que possam levar a voz de nossa juventude e lutar por nossas bandeiras e ideais.

 

                                                                                           Diretoria da UMES - Torres.