Como Criar um Grêmio?

A criação de um Grêmio Estudantil pode ser feita por oito rápidos passos, e tais podem set feitos com a ajuda de qualquer membro da UMES - Torres.

 

Passo a passo para organizar o Grêmio Estudantil.
1º Passo - Converse com seus amigos sobre montar um Grêmio Estudantil e junte um grupo de pessoas para discutir a criação de uma “Comissão de Organização de um Grêmio Estudantil”. Este grupo de pessoas vai marcar uma data, horário, local e fazer a divulgação para a formação da “Comissão Pró-Grêmio”.
2º Passo - Na data divulgada, vocês irão formar a “Comissão Pró-Grêmio” com qualquer pessoa que queira participar. Esta Comissão será responsável por comunicar a Direção da escola e explicar que vocês estão organizando um Grêmio Estudantil.
3º Passo - “A Comissão Pró-Grêmio” será responsável por escrever o Estatuto do Grêmio Estudantil (em anexo) adequando a realidade da escola (O Estatuto de um Grêmio é um conjunto de regras que irá ditar a vida da entidade. É como se fosse a “Constituição” do Grêmio Estudantil).
4º Passo - Após a elaboração do Estatuto, a “Comissão Pró-Grêmio” deverá marcar uma data, horário e local para a realização de uma “Assembléia Geral” (a Assembléia Geral dos Estudantes é uma reunião de todos os estudantes da escola para debater e votar assuntos de extrema importância). A Comissão deverá passar em todas as salas chamando os estudantes para participarem e anexando o edital de convocação (em enexo). Essa Assembléia fará a explicação do que é um Grêmio Estudantil e a leitura para discutir a criação do Estatuto. Depois da explicação, a Assembléia ira votar se quer ou não um Grêmio Estudantil e também votar na criação do Estatuto com suas modificações, caso houver durante a Assembléia. Após a aprovação do Estatuto, o Grêmio Estudantil estará formado e todos deverão assinar a ata de fundação (em anexo) e criação do Estatuto.
5º passo - Depois de aprovar o Estatuto, a “Comissão Pró-Grêmio” deixará de existir. Tudo que será feito a partir de agora será ditado pelo Estatuto do Grêmio Estudantil. Normalmente, o Estatuto diz que será formado uma “Comissão Eleitoral” para organizar a eleição do Grêmio Estudantil.
6º Passo - “A Comissão Eleitoral” ira organizar a eleição, elaborando o Regimento Interno definindo data de inscrição, de campanha, de debates, de apuração e posse da chapa eleita. Irá passar em sala de aula divulgando a eleição do Grêmio Estudantil e fixando o edital de eleição
7º Passo - Os interessados em participar deverão montar uma chapa, preenchendo os cargos necessários e se inscrever com a “Comissão Eleitoral”. Obs.: não podem participar de chapas os membros da Comissão Eleitoral”. Durante a campanha, as chapas irão divulgar suas idéias.
 
8º Passo - No dia da eleição, os estudantes da sua escola irão às urnas escolher a chapa que considerarem melhor para representá-los. Após o fim da eleição, os votos serão apurados e a chapa com maior número de votos é considerada vencedora. Depois todos deverão assinar a Ata de eleição (em anexo) e a Ata de posse (um anexo). A chapa vencedora se tornará o Grêmio Estudantil.
Os Diretores da UMES - Torres estão à disposição de qualquer estudante interessado em montar um Grêmio Estudantil na sua escola. Iremos ajudar no processo de montagem do Grêmio Estudantil. Para solicitar nossa ajuda é só ligar pra UMES - Torres ou clique em "Fale Conosco!" e pessa para falar com qualquer Diretor.

Modelo_de_Estatuto_Gremio_Estudantil.doc (541 kB)

Modelo_de_Ata_de_Fundacao_e_Aprovacao_do_Estatuto_de_Gremio_Estudantil.doc (510,5 kB)

Modelo_de_Edital_de_Convocacao.doc (512,5 kB)

Modelo_de_Edital_de_Eleicao_Gremio_Estudantil.doc (512,5 kB)

Modelo_de_Ata_de_Eleicao_e_Posse_do_Gremio_Estudantil.doc (511 kB)

Modelo_de_Ata_de_Reuniao_Gremio_Estudantil.doc (512,5 kB)